04 junho 2017

MEIO AMBIENTE RIO

Ilha Henderson: Uma das ilhas mais remotas do mundo é também a mais poluída

Existe uma ilha solitária no Oceano Pacífico que não possui nenhum habitantes, mas está completamente coberta de lixo. A ilha de Henderson é tão remota, que os seres humanos só visitam, para investigação, a cada cinco a dez anos. Mas a ilha é também o lar da maior densidade de plástico e detritos encontrados em qualquer lugar do Planeta, de acordo com a Universidade da Tasmânia . Os cientistas descobriram que as praias da ilha estão poluídas com cerca de 671 pedaços de lixo por 10 metros quadrados.

Nenhum ser humano vive na Ilha Henderson, parte da Ilha que são territórios britânicos no sul do Oceano Pacífico. Henderson Island é 3.106 milhas de distância do centro de população principal mais próxima. Mas está localizado perto do meio do Oceano Pacífico que é corrente do oceano, e os resíduos da América do Sul rola em suas margens. Jennifer Lavers da universidade e da Sociedade Real para a Proteção das Aves , com seu colega Alexander Bond, descobriu recentemente que cerca de 37,7 peças de plástico na ilha remota.

Lavers disse: “O que aconteceu em Henderson Island mostra que não há poluição plástica escapando, mesmo nas partes mais distantes  de nossos oceanos .” A pesquisa foi publicada online na revista Proceedings da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América .
A quantidade de lixo chocou Lavers, que disse ao The Guardian que nunca viu a poluição plástica em todo o mundo, mas ainda esperava que o local remoto de Henderson lhe desse alguma proteção. Em vez disso, ela encontrou uma quantidade impressionante de lixo e centenas de caranguejos morando em nosso lixo.
Jennifer Lavers disse ao The Guardian: “Este plástico é velho, é frágil, afiado, tóxico. Foi realmente muito trágico vendo esses caranguejos deslumbrantes perambulando, vivendo em nosso lixo. ”
Jennifer Lavers estima 3.570 novas peças de lixo em Henderson Island todos os dias em apenas uma das praias da ilha. Cerca de 17 toneladas métricas de plástico provavelmente foram depositadas na ilha, com base em amostragem em cinco locais diferentes. Ela disse que 55% das aves marinhas do mundo estão em risco – duas das espécies em risco vivem em Henderson.
Fonte:https://meioambienterio.com/21459/2017/05/ilha-henderson/







CAPIM DOURADO









http://s2.glbimg.com/F9oW1cSYN4OtNP546NZdjLpH07g=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/10/01/jalapao_ass._capim_dourado_-_foto_divulgacao_-_atn_3.jpg
FONTE DA FOTO:


O capim dourado é uma espécie de sempre-viva da família Eriocaulaceae que ocorre na região do Jalapão, localizado no estado do Tocantins, com a palha do qual se faz artesanatos, tais como: pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, vasos, peças de decoração entre outros.






Foto: https://www.bing.com/images/search?iew=detailV2&ccid=3gBKE77H&id=41B1EDA025C12786F01799F02BEAAD048FD82F2E&thid=OIP.3gBKE77Hon57SfE7CB0a4wEsDK&q=capim+dourado&simid=608017119750983648&selectedindex=5&mode=overlay&first=1




Capim Dourado (TO)